Company Logo

É muito importante criar o hábito de checar os pés e as unhas de seu filhote regularmente — isso não só lhe ajudará a encontrar qualquer área de lesão ou corpo estranho entre os dedos, mas também lhe permitirá verificar se as unhas não estão ficando muito compridas. Se elas estiverem compridas, talvez você queira aprender como cortá-las em casa.

Os cães possuem 5 unhas em cada pata dianteira, incluindo um dedo de lobo — o equivalente ao polegar do ser humano, localizado um pouco mais acima na face interna do membro. Em geral, existem 4 unhas em cada pata traseira, embora alguns cães também possuam o dedo de lobo em uma ou ambas as patas traseiras.

Semelhantemente às nossas unhas, as unhas caninas crescem de forma contínua, mas muitos cães as desgastam naturalmente durante suas atividades diárias. Se isso não acontecer, será necessário garantir que elas sejam aparadas regularmente — o crescimento excessivo das unhas pode tornar a caminhada desconfortável e ainda elas podem se enroscar e quebrar com facilidade, resultando muitas vezes em feridas dolorosas ou infecções.


As unhas de seu cão não devem ultrapassar o limite da base das patas. Se você ouvir um estalido no chão conforme seu cão caminha, as unhas provavelmente estarão muito compridas. Os profissionais de tosa ou os veterinários e enfermeiros são pessoas capacitadas a aparar as unhas de seu cão; no entanto, se houver a necessidade de apará-las com frequência, talvez você tenha de solicitar a demonstração do procedimento a esses profissionais para efetuá-lo em casa. Na maioria dos casos, o método é fácil de aprender e completamente indolor, contanto que você utilize os cortadores corretos e não corte muito! Escolha um cortador próprio para cães e apropriado para o porte de seu animal – peça ajuda se houver dúvidas.

Muitos cães ficarão felizes em sentar ou repousar com suas unhas cortadas, mas quanto mais cedo você acostumá-los à manipulação de seus pés, melhor. Caso contrário, você terá de pedir para alguém mantê-los imóveis. Apare a unha na altura da base da pata — ou seja, a superfície plana que entra em contato com o chão. Se as unhas forem brancas, você conseguirá visualizar um “trajeto” rosado que corresponde à irrigação sanguínea. É importante manter seu corte na área branca e evitar o corte do trajeto rosado, pois isso causará dor e sangramento. Se isso acontecer, pressione o local com um chumaço ou compressa de algodão limpo e umedecido para estancar a hemorragia. Se as unhas de seu cão forem pretas, você não conseguirá ver a irrigação sanguínea; nesse cão,  nesse caso – remova apenas a ponta da unha que esteja ultrapassando o limite da base da pata.

O corte das unhas de seu cão costuma ser um procedimento rápido e simples. No entanto, não será nada divertido se você se estressar em fazer algo errado; assim, não hesite em pedir ajuda ao tosador ou ao veterinário.

 

 

Rede Social D'Lamorim

FacebookPinterest

Promoções

Instagram



Contribute!
Books!
Shop!