Company Logo

 

A linguagem corporal é vital para seu filhote, fazendo com que ele se comunique de forma eficiente com outros cães; no entanto, as sutilezas frequentemente podem passar despercebidas por nós, seres humanos. Com uma pequena observação, você pode aprender a interpretar a linguagem corporal de seu filhote, bem como compreender suas atitudes e posturas.


Vocês estão falando a mesma língua? Como interpretar a postura de seu cão.


Neutro/relaxado

Um cão confiante, seguro e relaxado mantém sua cabeça elevada, as orelhas eretas e a boca um pouco aberta. A cauda encontra-se relaxada e pode abanar lentamente. Seus movimentos naturais são relativamente relaxados. O peso é uniformemente distribuído entre suas quatro patas.


Interessado

Um cão interessado, cuja atenção foi capturada, empina as orelhas e enrijece a cauda; além disso, seus olhos estão bem abertos e seus lábios ficam levemente erguidos. Se o cão estiver agitado, o pelo do dorso pode se eriçar um pouco e, talvez, ele abane a cauda.



Divertido

Cauda erguida, corpo curvado para frente, língua relaxada, olhos grandes e atentos: ele está pronto para saltar e pular com alegria. Este é o modo com que seu cão convida o dono ou outro cão para brincar com ele. É como se ele dissesse: “Estou pronto para brincar e me divertir”.



Submisso

Para reconhecer o status hierárquico de outro cão ou acalmar uma situação agressiva, um cão pode achatar suas orelhas, abaixar sua cauda e fechar sua boca quase completamente. Nessa situação, ele também pode elevar lentamente uma de suas patas. Com frequência, ao brincar com outros cães, um cão “desiste”, retrocedendo. Isso também é um gesto pacífico.



Medroso

Um cão muito assustado pode se agachar ou se encolher: com sua cauda entre as pernas, abaixar as orelhas, abaixar a cabeça e arquear o dorso. Tenha cuidado, pois um cão muito assustado pode reagir de forma imprevisível e recorrer à agressão na tentativa de se defender. Nunca deixe crianças se aproximarem de um cão desconhecido (ou seja, não familiar), mesmo se ele não parecer medroso ou agressivo.



Agressivo

Um cão agressivo curva o corpo para frente, fixa o olhar com os olhos bem abertos, empina as orelhas para frente, mantém sua cauda rígida e ereta, mostra todos os seus dentes (os da frente e os de trás) e rosna. O pelo do dorso pode se eriçar. Ele tenta parecer o mais ameaçador possível, mostrando ao seu oponente que ele está “armado”. É provável que um cão nessa posição ataque.

Rede Social D'Lamorim

FacebookPinterest

Promoções

Instagram



Contribute!
Books!
Shop!