Company Logo

 

É importante tornar os cuidados de higiene e beleza um hábito, pois este hábito não só ajudará a manter a saúde da pele e da pelagem de seu filhote, mas também aumentará o elo afetivo entre ele e você. Também garantirá que você muito provavelmente consiga detectar quaisquer anormalidades, como ectoparasitas, distúrbios cutâneos ou áreas de sensibilidade em um estágio precoce. A maioria dos cães gosta de ser penteada se eles forem acostumados desde cedo, mas nunca é tarde para começar!


A pelagem de seu filhote deve ser escovada regularmente para eliminar os pelos mortos e as sujidades, bem como qualquer coisa que possa se prender a ela durante os passeios. O momento da escovação dos pelos é a chance de verificar se a pele não está com um eritema (vermelha) suspeito e se não há hóspedes indesejáveis, como pulgas ou carrapatos. Se este for o caso, procure o veterinário imediatamente.  A escova deve ser escolhida de acordo com o tipo de pelagem. Dependendo do tipo de pelo e do estilo de vida, a frequência de escovação pode variar desde uma a duas vezes por semana para pelos curtos até uma escovação diária para pelos longos. Não hesite em procurar a orientação de um profissional da área.


Além da escovação regular, é útil fazer com que seu filhote se acostume com o banho. Exatamente como a escovação, será mais fácil se você conseguir acostumá-lo desde cedo. É importante ter a certeza de que ele não sinta frio nem fique resfriado e que você use um xampu especial para cães, pois os produtos desenvolvidos para seres humanos podem irritar a pele do animal.


Se você utilizar sua banheira para lavá-lo, coloque um tapete antiderrapante no fundo. Utilize água morna a uma temperatura constante. Enxágue-o com cuidado e seque-o bem com toalha. Se você utilizar um secador de cabelos, tenha certeza de que ele não está muito quente e o mantenha distante da pele do animal para evitar queimadura.


Você pode limpar os olhos de seu filhote com o uso de uma solução oftalmológica em caso de recomendação veterinária. Para não assustá-lo, aproxime o frasco dos olhos por trás do animal. Levante sua cabeça, abra a pálpebra superior e instile algumas gotas nos olhos. Limpe o excesso da solução com uma compressa.


Inspecione as orelhas, especialmente em busca de quaisquer ferimentos visíveis, áreas dolorosas ou corpos estranhos. Seu veterinário pode orientá-lo a limpá-las regularmente, talvez uma ou duas vezes por semana em caso de orelhas pendentes e uma vez a cada quinze dias para orelhas eretas. Instile delicadamente um esguicho de uma solução de limpeza adequada (recomendada por seu veterinário) no conduto auditivo. Seu formato em L evitará qualquer risco de perfuração do tímpano. Depois de retirar a ponta do frasco do canal auditivo, massageie suavemente a base da orelha por cerca de 30 segundos e, depois, limpe o excesso no canal auditivo externo com um chumaço de algodão, sem empurrá-lo em direção à orelha.

Rede Social D'Lamorim

FacebookPinterest

Promoções

Instagram



Contribute!
Books!
Shop!