Company Logo

Castração

Mitos e Verdades sobre Castração

A castração ainda é um assunto bastante polêmico para os proprietários de animais de estimação. Está associada à imagem de cães e gatos gordos e letárgicos, "cirurgia cruel", "mutilação do animal", etc..

É preciso desvendar o que há de falso e verdadeiro sobre a castraçãoe entender bem quando ela é recomendada.


"A castração deixa o animal gordo" Falso.
A castração pode causar aumento do apetite, mas se a ingestãode alimento for controlada e o dono não ceder às vontades do animal, o peso poderá ser mantido. Observa-se que animais castrados quando jovens, antes de completar 1 ano de vida, apresentam menos sinais de aumento de apetite e menor tendência a se tornarem obesos. A obesidade pós castração é causada, na maioria das vezes, pelo dono e não pela cirurgia.


"A castração deixa o animal bobo" Falso.
O animal ficará letárgico após a castração apenas se adquirir muito peso. Gordo, ele se cansará facilmente e não terá a mesma disposição. A letargia é conseqüência da obesidade e não da castração em si. Os animais na fase adulta vão, gradativamente, diminuindo a atividade. Muitos associam erroneamente esse fato à castração.


"A castração mutila o animal, é uma cirurgia cruel!" Falso.
A cirurgia de castração é simples e rápida e o pós-operatório bastante tranqüilo, principalmente em animais jovens. É utilizada anestesia geral e o animal já estará ativo 24 horas após a cirurgia. Não há nenhuma conseqüência maléfica para o animal que continuaráa ter vida normal.


"A castração evita câncer na fêmea" Verdadeiro. As fêmeas castradas antes de 1 ano de idade, têm chance bastante reduzida de desenvolver câncer de mama na fase adulta,se comparado às fêmeas não castradas. A possibilidade de câncer de mama é praticamente zero quando a castração ocorre antes do primeiro cio. A retirada do útero anula a chance de problemas uterinos bastante comuns em cadelas após os 6 anos de idade, cujo tratamento é cirúrgico, com a remoção do órgão.


"O macho castrado não tem interesse pela fêmea" Falso.
Muitos machos castrados continuam a ter interesse por fêmeas, embora ele seja menor comparado a um animal não castrado. Se o macho é castrado e há uma fêmea no cio na casa, ele pode chegar a cruzar com ela normalmente, sem que haja fecundação.


"Castrando os machos eles deixam de fazer xixi pela casa"
Verdadeiro. Uma característica dos machos é demarcar o território com a urina. Se o macho, cão ou gato, for castrado antes de um ano de idade, ele não demarcará território na fase adulta. A castração é indicada também para animais adultos que demarcam território urinando pela casa. Nesse último caso, pode acontecer de animais continuarem a demarcar território mesmo após a castração, pois já adquiriramo hábito de urinar em todos os lugares.


"Deve-se castrara fêmea após ela ter dado cria" Falso. Ao contrário do que alguns pensam, a cadela não fica "frustrada"ou "triste" por não ter tido filhotes. Essa é uma característica humana que não se aplica aos animais. Se considerarmos a prevenção de câncer em glândulas mamárias, ela será 100% eficaz, segundo estudos, se feita antes do primeiro cio. O ideal é castrar o quanto antes.

Para que castrar os machos?

  1. Evitar fugas.
  2. Evitar o constrangimento de cães "agarrando" em pernas ou braços de visitas.
  3. Evitar demarcação do território (xixi fora do lugar).
  4. Evitar agressividade motivada por excitação sexual constante.
  5. Evitar tumores testiculares.
  6. Controle populacional, evitando o aumento do número de animaisde rua.
  7. Evitar a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveiscomo epilepsia, displasia coxo-femural, catarata juvenil, etc..(em animais que tiveram o diagnóstico dessas e outras doenças transmissíveisaos descendentes). Se levarmos em conta quantas vezes um animal macho terá oportunidadede acasalar durante toda a sua vida reprodutiva, seria mais conveniente diminuir sua atração sexual pelas fêmeas através da castração.


O animal "inteiro" excita-se constantemente a cada odor de fêmea no cio, sem que o acasalamento ocorra, ficando irritado e bastante agitado, motivando a fuga de muitos. O dono precisa vencero o preconceito, algo que é inerente aos humanos apenas, e pensar na castração como um benefício para seu animal.


Para que castrar as fêmeas?

  1. Evitar acasalamentos indesejáveis, principalmente quando se temum casal de animais de estimação.
  2. Evitar câncer em glândulas mamárias na fase adulta.
  3. Evitar piometra (grave infecção uterina) em fêmeas adultas.
  4. Evitar episódios freqüentes de "gravidez psicológica"e suas conseqüências como infecção das tetas.
  5. Evitar cios.
  6. Controle populacional, evitando o aumento do número de animaisde rua.
  7. Evitar a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveiscomo epilepsia, displasia coxo-femural, catarata juvenil, etc..(em animais que tiveram o diagnóstico dessas e outras doenças transmissíveisaos descendentes).


É errado o conceito de que a castração só deve ser feita em cadelas de rua. Se o proprietário não tem intenção de acasalar sua fêmea, seja ela de raça ou não, é desnecessário enfrentar cios a cada 6meses, riscos de gravidez indesejável e, principalmente, de doenças como câncer de mama e piometra.


A castração garante uma vida adulta bastante saudável para as fêmeas e bem mais tranquila para os donos.

Embarque


Embarque:

O Canil D'Lamorim cuida para que seu filhote seja transportado dentro dos padrões internacionais de segurança, necessários para que não cãozinho não tenha nenhum problema durante a viagem, seja para qualquer região do Brasil ou mesmo em viagens internacionais.


Seu filhote será enviado em caixa especial para transporte, resistente, ventilada e com espaço suficiente para que ele possa dar uma volta de 360 graus.

Os custos do envio e o valor do frete é pago pelo cliente. O Canil D'Lamorim cuida de toda a documentação necessária.


Para envio em território Brasileiro utilizamos o serviço da Gollog da companhia área Gol. A empresa aérea solicita a reserva de vôo com três dias de antecedência, sendo que o cliente é notificado com um número de conhecimento onde estão todas as informações sobre data, horário de saída e chegada do vôo.


Notamos que em alguns casos o custo de envio do filhote pode acabar ficando muito alto para o comprador pagar a vista, para isso criamos a reserva antecipada de filhotes, que permite reservar o seu filhote de Yorkshire ainda bebezinho, e ir pagando ele até a data do embarque.

Alerta Orientamos aos clientes que são de outros estados e países que pesquisem bem sobre a idoneidade do Canil onde você está comprando seu filhote, pois esta é a garantia de estar adquirindo filhotes legítimos e a certeza de estar pagando pelo que escolheu.

Em viagens internacionais o seu filhote necessita ter o CZI  - Certificado Zoossanitário Internacional - que é emitido pelo Ministério da Agricultura e retirado no próprio Aeroporto.


O Canil D'Lamorim providencia toda a documentação necessária para o transporte.

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fazendo no lugar certo



Educar seu cãozinho desde os primeiros dias é essencial!


Ao ensinarmos repetidas vezes - com paciência e respeito - alguns comportamentos aos animais a tendência que se torne um hábito realizado automaticamente é muito maior.  Uma destas tarefas que pode evitar muitos trantornos e aborrecimento é ensiná-los a fazer "as necessidade" no lugar certo!


O uso do jornal como instrumento de ensino pode ser a melhor opção para os cães, uma vez que parece existir algo no jormal que estiga o animal a repetir a ação no mesmo local sempre que tiver vontade.


Fazer com que seu cãozinho possa associar o objeto (jormal) e o local com a necessidade fisiológica vai fazer toda a diferença na educação dele.


Veja neste vídeo com dicas da MeuamigopetBR como proceder para realizar esta tarefa.

 

 

 

Quem Somos

 

proprietria

 

Quando iniciamos à criação no ano de 2002, optamos por essas raças    YorkShire Terrier, Shih-Tzu, Mâltes e Spitz Alemão, decidimos que tudo seria realizado da forma mais organizada. Resolvemos criar essas raças de pequeno porte, que sempre foram nossa paixão. Cães de luxo e companhia.

Todos nossos cães são tratados como membro da família com alimentação de qualidade, acomodações adequadas, exercício diário, higiene e o principal muito amor. Temos um plantel de excelente linhagem todos com Pedigree Sobraci, carteirinha de vacinação e supervisão de um Médico Veterinário. Hoje estamos felizes, pois através de nossos exemplare levamos alegria para muitos lares.

Sub-categorias

  • Extensions

    The Joomla! content management system lets you create webpages of various types using extensions. There are 5 basic types of extensions: components, modules, templates, languages, and plugins. Your website includes the extensions you need to create a basic website in English, but thousands of additional extensions of all types are available. The Joomla! Extensions Directory is the largest directory of Joomla extensions.

Rede Social D'Lamorim

FacebookPinterest

Promoções

Instagram



Contribute!
Books!
Shop!